lei de parkinson

Duas leis básicas para você ter mais tempo disponível durante o dia

Nesse conteúdo você vai conhecer duas leis básicas para você aplicar em seu dia a dia e começar a ter mais tempo disponível durante o dia. Posso ir logo adiantando que isso poderá impactar muito em sua produtividade, então se você acha que precisa de mais tempo para estudar ou mais tempo disponível durante o dia para ficar com as pessoas que você ama, esse artigo é para você.

Por que ter mais tempo disponível durante o dia?

Por que ter mais tempo com as pessoas que a gente ama? Por que a gente precisa ter mais tempo disponível para estudar? Por que a gente precisa ter mais tempo disponível durante o dia para praticar algum esporte?

Simples! Não nascemos para ver a vida passar, nascemos para nos sentir vivos. E ter mais tempo livre durante o dia é fundamental para quem quer viver todos esses momentos.

mais tempo disponível durante o dia
Com mais produtividade, você consegue bem mais tempo livre, pode ficar certo disso ;)

O mundo coorporativo obriga que você faça suas atividades e fique até o final do dia dentro da empresa, cumprindo o seu horário. Nesse caso, vamos aprender a terminar suas atividades em tempo recorde e depois aproveitar o resto do tempo para aprender algo novo ou desenvolver algo que lhe possibilite sair dessa prisão.

E para quem tem possibilidade de trabalhar de casa, ou sair mais cedo do trabalho na hora que tudo terminar, é hora de aproveitar ao máximo o resto dia, estudando, praticando um esporte, vivendo com quem você mais ama.

Então, vamos direto ao ponto… Aí vão as leis que te possibilitarão ter mais tempo disponível durante o dia.

A lei de Parkinson

A lei de Parkinson ou lei da urgência é uma lei que prova que você termina tudo o que precisa fazer em cima da hora. Quando menos tempo você tem, mais produtivo você fica.

lei de parkinson
A lei de parkinson vai te dar mais tempo sim, basta aplicar ;)

Lembra da época da faculdade ou do colégio onde você tinha um mês inteiro para entregar um determinado trabalho, contudo só entregava na última hora. Estou certo? Eu também era assim…

Então, essa lei prova que tudo o que a gente precisa fazer, quanto menos tempo temos mais rápidos faremos essa atividade.

Então, se você procura saber como organizar o seu tempo, use a lei de Parkinson e você obterá muito sucesso.

Como aplicar a lei de Parkinson?

A lei de Parkinson deve ser aplicada como forma de organizar o seu tempo, então você precisa estabelecer limites de horários para terminar tudo que precisa.

Geralmente, funcionamos assim: temos 5 atividades para serem feitas durante o seu dia de trabalho, contudo você leva o dia inteiro para fazer essas atividades. Se você começa de 9 da manhã e larga às 18 da noite, você vai começar a fazer as atividades pela manhã e terminará todas essas atividades a noite.

Logo, a solução, é você fazer uma mudança mental de horário e tentar entregar o mais cedo possível.

Vamos supor que você diga para si mesmo que irá entregar tudo às 14 horas. Ou seja, 4 horas mais cedo, que também quer dizer: 4 horas a mais no seu dia.

Pode parecer muito simples, porém essa pequena sacada fará com que você termine tudo em exatamente às 14 horas. Por quê?

Porque isso faz com que seu cérebro otimize o processo e passe a funcionar de forma cada vez mais rápida e muito mais ativa, te dando o privilégio de ter mais tempo disponível durante o dia, por simplesmente organizar seu tempo.

Pode parecer simples, mas isso irá impactar o seu dia a dia. Faça o teste!

Principio de Pareto

O princípio de pareto, ou lei de pareto, como gosto de chamar, foi desenvolvida por um economista italiano chamado Vilfredo Pareto.

E essa famosa lei diz mais ou menos isso: 80% do resultado advêm de 20% das ações.

Ou seja, dos 20% de todas as suas ações para gerar resultados, é que vão gerar os 80%. E isso também quer dizer que 80% de todas as suas ações só irão gerar 20% de seus resultados.

E não é apenas isso, de forma geral, ela também rege o seguinte: 80% da poluição mundial é causada por apenas 20% dos países, ou 80% do dinheiro que circula no mundo está nas mãos de 20% da população (para esses resultados nem precisaríamos da lei de pareto para saber disso).

lei de pareto
80% de seus resultados são por causa de 20% de suas ações, apenas!

Logo, na aplicação para o seu dia a dia, 80% do seu tempo de trabalho é jogado no lixo.

Todo esse tempo você usa para: conversas na copa tomando cafezinho, verificação constante de e-mails, verificação constante do facebook, youtube, whatsapp, conversas paralelas e etc.

Boa parte do seu dia de trabalho não serve para muita coisa. Pelo menos você se atualizou com as notícias importantíssimas do facebook.

Então, como aplicar a famosa lei de pareto no seu dia a dia? Como organizar melhor o seu tempo de trabalho?

Pare com tudo que te distraia. E organize o seu tempo do trabalho! Isso é simples!

Mas a questão é saber se você está disposto a pagar o preço. Se você quiser ter mais tempo livre para focar em algo que é seu, você precisa eliminar as distrações e focar no que você precisa fazer.

  • Foque em uma atividade por vez;
  • Deixe de ficar verificando o seu facebook toda hora, não reserve nenhum momento para isso;
  • Deixe de ficar verificando o seu e-mail toda hora. Reserve uma hora para isso;
  • Deixe de ficar verificando o whatsapp toda hora. Reserve uma hora para isso;

Bem, acho que você pegou a pegada da coisa, quer saber mais sobre isso, clique nesse artigo aqui, pois nele teremos dicas mais pontuais sobre o assunto.

Espero muito que você tenha curtido esse conteúdo, e espero também que você a partir de agora possa ter mais tempo disponível durante o dia.

Tudo isso requer disciplina e hábito, mais sobre esses assuntos, discutiremos nos próximos conteúdos do NDL. Forte abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *