Como ter uma Loja virtual de sucesso

Como ter uma Loja virtual de sucesso

Ter uma loja virtual parece inicialmente muito simples. Porém, exatamente como abrir uma loja física, ter uma e-commerce exige que você disponha de uma estrutura própria para que o negócio seja bem sucedido.

Existem diferentes maneiras de investir no segmento, sendo que o sucesso vai depender da dedicação e conhecimento sobre o assunto. Mesmo quem nunca trabalhou no ramo das vendas pode ter um e-commerce de sucesso, porém, é muito importante ter noções de administração, gestão de estoque e finanças.

Para tanto, há cursos gratuitos oferecidos pelo SEBRAE em todo o país. Como acontece com as lojas físicas, no momento de abrir uma loja virtual é preciso dominar as ferramentas administrativas e financeiras que vão dar o suporte para o seu negócio. A única diferença é que não existe necessidade de um espaço físico para instalar a loja e, por isso, economiza-se em aluguel.

Porém, de forma semelhante é preciso pagar um tipo de aluguel, mas nesse caso, para o servidor que vai hospedar o seu e-commerce. Atualmente, existem muitas empresas que oferecem todo o suporte necessário para montar umaloja virtual, com plataforma e recursos para gerir o seu empreendimento.

Dicas para ter uma Loja virtual de sucesso

Como ter uma Loja virtual de sucesso

Depois de escolher a empresa que vai oferecer o suporte para a criação da sua loja virtual, o próximo passo é definir o segmento de mercado para atuar. Hoje em dia, o comércio eletrônico dos produtos importados está em alta, pois mesmo pagando todas as taxas alfandegárias as mercadorias continuam com preço muito abaixo do praticado no Brasil.

No entanto, esse é apenas um exemplo, já que praticamente todos os tipos de loja que existem fisicamente podem ser transferidos para a internet. Quem fabrica o seu próprio produto, como artesanato, ou oferece um serviço também pode criar uma loja virtual para ampliar ou mesmo iniciar as suas vendas.

Aliás, isso é muito importante na hora de abrir um e-commerce, é preciso ter uma estrutura suficiente para atender a todo o país. Se a ideia for limitar as vendas para uma ou mais regiões brasileiras é preciso deixar isso bem claro na página inicial para os internautas.

Passo a passo para abrir uma Loja virtual

Depois de escolher a plataforma para montar o e-commerce e definir em qual segmento atuar nas vendas, chega a hora de definir o seu público-alvo. Dessa forma, poderá criar uma loja virtual atraente para angariar mais clientes e mesmo definir com exatidão o rumo que a publicidade do seu negócio deve tomar para atingir os clientes em potencial.

Se a sua loja virtual está focada na venda de roupas femininas de marca, por exemplo, é preciso que o site tenha um design voltado à mulher, com cores e imagens que remetam ao universo feminino. Já que você vai comercializar peças de alto nível, da mesma forma o visual do e-commerce deve ser menos popular e mais sofisticado.

Porém, isso é apenas parte do que você precisa pensar para colocar o seu negócio online para funcionar. É possível basear-se na experiência pessoal, mas também buscar informações mais concretas, conversando com outros empresários e acessando fóruns sobre o assunto. Também é necessário buscar fornecedores de confiança, quando a ideia é revender produtos, e definir preços competitivos.

Você deve pensar ainda na logística do seu negócio, como será feita a entrega das mercadorias, calculado o frete e os prazos.

Além disso, é preciso oferecer formas de pagamento facilitadas para os seus clientes, bem como montar um plano de marketing.

Para divulgar a sua loja virtual é possível se valer de formas gratuitas e muito eficientes, inclusive, nas redes sociais, sobre as quais falaremos melhor em outro post.

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