Como ter sucesso sendo empreendedor individual

Como ter sucesso sendo empreendedor individual

Aprenda a como ter sucesso sendo empreendedor individual e quais as formas legais de conseguir isso.

Hoje em dia, está imensamente mais fácil abrir o seu próprio negócio. A burocracia foi simplificada, tornando possível a qualquer pessoa se tornar um empreendedor e, acima de tudo, legalizado. Mesmo com tanta facilidade, entretanto, vale dizer que o conhecimento sobre administração ainda é imprescindível.

Mesmo que abrir uma empresa se tornou uma medida muito facilitada, para mantê-la exigem-se todos os mesmos conhecimentos necessários que um grande empresário deve ter. Esse é o primeiro segredo de como ter sucesso sendo empreendedor individual, sem se enganar ao pensar que um empreendimento menor exige menos responsabilidades e conhecimento administrativo e financeiro.

É essa falsa ideia que leva muitos microempresários a abrirem as suas portas e ter que fechá-la antes mesmo do seu negócio completar dois anos. O mesmo vale para os empresários virtuais, que erroneamente podem acreditar que por não precisarem de um espaço físico tudo fica simplificado. Realmente, os custos com um e-commerce costumam ser menores.

Dicas de como ter sucesso sendo empreendedor individual

Como ter sucesso sendo empreendedor individual

Quem tem um negócio virtual precisa dominar as mesmas ferramentas que qualquer outro empresário, além de despender muita dedicação. Avaliar como está o mercado no qual deseja atuar, conhecer a concorrência, os preços praticados por ela, ter um diferencial, fazer planejamento estratégico e definir público alvo são apenas alguns dos requisitos para saber como ter sucesso sendo empreendedor individual.

Tudo isso é preciso para dar os primeiros passos no empreendedorismo, sendo que para manter o negócio é ainda mais importante a dedicação. Não é porque você teve sucesso ao abrir a sua loja ou outro estabelecimento que não terá que se preocupar com mais nada. O acompanhamento diário do fluxo de caixa, contas a pagar, vendas, estoque, etc, é mais do que essencial.

Outra dica é não cometer outro erro muito comum entre os empresários: misturar as finanças pessoais com as empresariais. Mesmo que o seu negócio seja familiar, é preciso separar muito bem o que é o dinheiro da empresa (obtido de vendas, financiamentos, etc) e o que é o seu salário e lucro.

Como ter sucesso sendo empreendedor individual formalizado

De igual modo que um empresário médio ou grande, o empreendedor individual deve estar legalizado para que não sofra as penas e multas as quais está sujeito no caso do governo identificar o seu negócio ilegal. Além disso, ao se legalizar, o microempreendedor pode contar com vantagens, inclusive, com a garantia da sua aposentadoria.

Dessa forma, empreendedores que faturam até 60 mil reais por ano podem se inscreverem na categoria de MEI – microempreendedores individuais. Outras exigências para se enquadrar é não possuir participações em outras empresas, ter no máximo um funcionário e não ter filial. Ao enquadrar-se, a empresa recebe CNPJ que vai permitir uma concorrência igualitária com outras empresas, mesmo que maiores, no que tange as questões fiscais.

Outra vantagem é que ao contratar um funcionário terá redução nos custos, além de poder abrir conta empresarial e ter acesso a financiamentos mais em conta e aos benefícios previdenciários (aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença).

Para se inscrever basta acessar o site portaldoempreendedor.gov.br e seguir os passos indicados, a partir da página inicial. Nessa categoria é possível emitir nota fiscal e profissionais pertencentes a quaisquer áreas podem se inscrever, tanto prestadores de serviço como empresários do comércio ou da indústria.

A única contra partida fixa é o pagamento mensal referente ao INSS, que deve ser feito por meio de boleto emitido pela Receita Federal, o Dasn – Documento de Arrecadação do Simples Nacional (Dasn). O SEBRAE é um parceiro do MEI, sendo que em seu site existe uma série de dicas para quem deseja ter sucesso como empreendedor individual, além de esclarecer dúvidas e oferecer cursos gratuitos para gerenciar o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *