Como cobrar por serviços digitais

Como cobrar por serviços digitais

Com a prestação de serviços online e das vendas via internet cada vez mais frequentes, entidades bancárias e novas plataformas surgiram e/ou se modernizaram para atender às necessidades do mercado. Dessa forma, existem diferentes maneiras de como cobrar por serviços digitais.

Você pode usar tanto os serviços bancários tradicionais, como depósito ou transferência para conta corrente ou poupança, ou se valer das novas opções que surgiram com o maior uso da internet para fazer compras de produtos ou serviçosdigitais.

O PayPal, por exemplo, é um banco virtual que facilita em muito a vida de quem possui uma loja virtual e com ele é possível ainda cobrar pelos seus serviços digitais.

Embora seja bastante seguro e eficiente conta com taxas que podem sair um pouco acima de outras transações, porém, é a melhor maneira de garantir o seu pagamento quando se trata de receber de clientes que estejam em outros países.

Já se a compra e pagamento pelo seu serviço digital pode ser feito por meio do seu site, outra opção é o PagSeguro. Para essas transações é um dos mais utilizados no país.

Mais recentemente, entretanto, a ferramenta também disponibiliza a opção de fazer cobranças de clientes por meio do seu e-mail.

Para tanto, basta ter uma conta PagSeguro, que pode ser utilizado ainda no aplicativo disponível para os aparelhos móveis.

Dicas de plataformas de cobranças online

Como cobrar por serviços digitais

Mesmo que alguns nomes se destaquem mais do que outros, geralmente por serem ainda os mais usados por um número maior de clientes e sites, existem outras opções tão confiáveis e seguras como as mais famosas. É o caso do Money bookers que, provavelmente, seja o segundo mais usado em todo o mundo, ficando atrás apenas do PayPal.

Isso porque está presente em menos sites, mas conta com a mesma segurança. Uma opção brasileira que vem crescendo nos últimos anos é o Paggy, um site que permite realizar a cobrança por serviços digitais de forma muito simples e com tarifas menores em relação a outras opções. Uma de suas vantagens adicionais é contar com a possibilidade de emitir boletos.

O Moip é outra ferramenta para pagamentos online muito eficiente e bastante conhecida pelos brasileiros, que também oferece e opção de emissão de boleto, o qual costuma ser mais usado pelos freelancer e profissionais liberais que oferecem os seus serviços pela internet e realizam as cobranças de modo online.

Há também o Moeda Segura, que além de bem tradicional no mercado tem a vantagem de permitir transferências para a conta com mais frequência.

Existe ainda o F2B que, embora conte com um visual poluído, podendo prejudicar o entendimento de como funciona, conta com taxas bem reduzidas, e o BCash, que é uma opção aos freelas apenas se tiverem um site para vender os seus serviços digitais. Para escolher entre essas opções confira todas as informações de cada uma e avalie a que mais supre as suas necessidades.

Dicas de como cobrar por serviços digitais

Além de escolher uma plataforma segura, é importante saber como gerenciar os pagamentos que você deve receber. O seu controle pode ser apenas em uma folha de papel, no Excel ou em aplicativos destinados ao controle das finanças, mas o essencial é que você sempre saiba o quanto deve receber pelos seus serviços prestados.

Também é importante saber quanto cobrar e, para isso, é válido conferir quais os preços cobrados pela concorrência a respeito dos seus serviços digitais.

Você até pode ter preços mais altos do que os demais profissionais, nesse caso, entretanto, é necessário que possua diferenciais para dispor aos seus clientes. Uma dica aos iniciantes é começar com preços mais módicos e ir aumentando à medida que se especializar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *