Administração do tempo

Os 3 Assassinos da Administração do Tempo

Perder tempo é muito natural na vida de qualquer pessoa, é impossível você eliminar todas distrações. Então esse artigo é para te apresentar os 3 maiores assassinos da administração do tempo que provavelmente você considera primordiais na sua rotina, contudo que estão apenas fazendo você parecer ocupado, quando na verdade, você não está fazendo o que realmente é importante.

A Entenda Administração do Tempo

Administração do tempo mulher

Você já sentiu que o tempo voou e você simplesmente não fez nem metade do que tinha programado para fazer no dia? Pois é, isso é culpa dos desperdiçadores de tempo. São coisas pequenas, que parecem insignificantes, mas que ao longo do dia roubam boa parte das suas horas de trabalho, fazendo com que você se ocupe sem efetivamente estar sendo produtivo.

Se você analisar, possuímos poucas horas do dia livre. Porque boa parte das horas são destinadas ao trabalho diário e ao sono, ocupando, aproximadamente, 16 horas de seu dia. E quando te resta apenas 8 horas para curtir o dia, ao final vai te restar muito menos, porque você não percebeu que seus assassinos de tempo estavam bem do seu lado, sugando seu tempo sem que você perceba.

Então vamos conhecer os assassinos da admnistração do tempo.

Os Assassinos do Gerenciamento do Tempo

O gerenciamento do tempo é primordial para você que quer ter mais tempo livre para fazer o que mais gosta ou que julga ser o mais importante, como por exemplo: ter mais tempo para ficar com a família. Então é de extrema importância que você máxima atenção nesses 3 tóícos abaixo. Você vai ficar de queixo caído quando perceber que os 3 três assassinos da administração do tempo são seus amigos mais próximos 😉

Email

O primeiro, mais comum e mais difícil de abandonar é o E-mail. A gente é refém dele, checa a todo momento para ver se não tem algo urgente que precisa ser resolvido. Toda hora que o celular apita avisando que chegou uma mensagem a gente vai ver o que é. E se orgulha de responder rapidamente para evitar problemas e insatisfação dos amigos e clientes.

Na verdade, isso está consumindo você e o seu gerenciamento do tempo aos poucos, pois você não nota quanto tempo gasta fazendo isso o dia inteiro. E você vai entender agora, por que isso consome tanto tempo.

Acontece que toda vez que você para pra ler um e-mail parte do seu dia é consumido, você perde tempo mudando de atividade, você perde o ritmo do que você estava fazendo, perde a concentração e acaba consumindo minutos importantes do seu dia, que ao final do trabalho terá representado de 30 a 40% das suas horas de trabalho. Vamos fazer um cálculo básico..

Uma pessoa comum recebe em média 88 e-mails por dia segundo pesquisa do Grupo Radicati e se ela levar em média 2 minutos para fazer todo o processo de parar a atividade atual, verificar o que precisa ser feito, responder o e-mail e voltar para a atividade. Ao longo do dia terá gasto 176 minutos, ou seja, quase 3 horas apenas checando e-mails.

Isso pode parecer um pouco de tempo, contudo quando você coloca na ponta da caneta, você perdeu muito tempo de uma semana apenas checando e-mail. E isso é o mínimo, porque quando estamos concentrados em algo, e perdemos a concentração para analisar outra coisa, o e-mail, fica difícil voltar ao mesmo ritmo.

É como um carro em movimento e do nada para. E para voltar a andar, sair da inércia, é necessário muito energia. Quem entende de mecânica sabe do que eu to falando.  

Whatsapp

O segundo é o whatsapp, quem participa de vários grupos sabe que eu não poderia deixar esse assassino da administração do tempo de lado. O pior é que é impossível não abrir uma notificação quando é alguém que a gente considera importante. Da mesma forma que o e-mail, o whatsapp consome nosso tempo sem que a gente perceba, e na maioria das vezes é com coisas que não servem pra nada.

Se ligou no que eu disse sobre o carro, algumas linhas acima, o whatsapp está no mesmo raciocínio.

Então a melhor coisa que você tem a fazer, para poder otimizar sua administração de tempo, é eliminar as notificação do aplicativo, você pode fazer isso indo lá nas configurações do celular e porcurar no gerenciamento de aplicativos. Lá terá uma opção para você eliminar as notificações permanentemente.

O que fizemos? Não precisaremos excluir o app, apenas estamos deixando que ele não chame nossa atenção e sugue nosso gerenciamento de tempo.

E para fazer uso do lazer que o app faz, você pode reservar 30 minutos do seu dia para verificar as notificações. Acredito que o melhor horário seria no período do almoço, não durante a refeição, durante o horário, entendeu?

Facebook

O terceiro é o Facebook. Quando você resolve ver uma coisa na linha do tempo já era, aquilo não tem fim… Fora aquelas mensagens inbox que se tornaram muito comuns no Face. Ou seja, É uma improdutividade que não tem fim.

Fica fica olhando aquele feed e parece que sua mente está sendo absorvida por um buraco negro, que não te dá chance de escapatória.

E eu sei que você sabe muito bem disso, e posso garantir que hoje é seu dia de sorte, pois aqui te darei as armas necessárias para poder dominar de uma vez esse assassino e te transformar em um expert em administração de tempo.

Otimizando a Gestão do Tempo

Administração do tempo

Como fazer então para ganhar alguns minutos no dia e se tornar mestre na gestão do tempo para fazer algo que realmente é importante pra você, como fazer exercícios físicos por exemplo? Te convoco a fazer esse teste por uma semana. Te garanto que você será um ser humano menos estressado e com muito mais disposição e tempo livre.

 – Concentre a leitura dos e-mails em horários específicos, como ao meio dia e às 17h. Aos poucos você vai acostumando as pessoas que te enviam e-mail a não esperar uma resposta rápida, e vai reduzindo cada vez mais a leitura de e-mails durante a semana, primeiro uma vez ao dia, depois, uma vez a cada dois dias, até que você esteja lendo e respondendo e-mails apenas 1 vez na semana.

 – Não faça da conferência dos seus e-mails a sua primeira atividade da manhã. Esse hábito por si só pode mudar sua vida. Parece pequeno mas faz uma diferença enorme.

Pra te ajudar, tenho aqui um modelo de mensagem pra você colocar em todos os seus e-mails. Assim, você começa a educar os seus amigos, clientes e parceiros sem parecer chato.

“Por conta da elevada carga de trabalho, passo a checar e responder e-mails 2x por semana, às terças e sextas. Se você precisar de algo realmente urgente me ligue no fone (XX) 3200-0000 (horário comercial)”

 – Com o whatsapp a saída é desativar as notificações push, ou modificar seu status para só chamadas urgentes. No meu celular, desativei qualquer tipo de notificação de qualquer aplicativo, isso no começo foi meio incômodo, mas hoje é uma benção, representa um grande ganho de produtividade no meu dia. Hoje eu me sinto livre e não sou mais refém do meu smartphone, como muitos que ficam toda hora verificando notificações.

– Para a linha do tempo do Facebook a estratégia é um pouco diferente, para não cair na armadilha da linha do tempo o ideal é instalar um plugin em seu navegador para bloquear a linha do tempo, que se chama News Feed Erradicator. Além de bloquear a linha do tempo, você também pode instalar um plugin que não deixa o face avisar a pessoa que você viu uma mensagem, desse jeito, mesmo que você veja algo, você não precisa responder na hora e não fica aquele clima chato parecendo que você não quer falar com a pessoa.

Considerações sobre a Administração do Tempo

Tenho certeza que esse conteúdo vai te ajudar bastante na melhora da administração do tempo. Você perceberá que você poderá conviver com esses três mecanismos tranquilamente, basta seguir nosso passo a passo. E em breve você terá bem mais tempo livre para poder curitir o dia, poder fazer uma atividade física, poder se dedicar ao seu projeto pessoal, e acima de tudo, poder ficar mais próximo da família e dos amigos.

Isso aqui é apenas o início para o processo, você pode melhorar cada vez mais nos acompanhando, pretenderemos produzir mais e mais conteúdos sobre esse aspecto de produtividade.

Temos que admitir que esse artigo não é nem uma gota do oceano da administração do tempo. Se você quiser algo bem mais denso, aqui estamos indicando um treinamento muito respeitado no assunto, é de nosso parceiro o Ramon Tessmann, que é o Trasnforme sua Rotina. Esse treinamento é para quem quer de fato transformar sua rotina, bem mais produtiva, em apenas 10 dias.

Esperamos que tenha gostado, então se caso a afirmação for positiva, por favor, compartilhe com seus amigos ou deixe um comentário.

 

Um comentário em “Os 3 Assassinos da Administração do Tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *