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5 Formas de potencializar suas vendas usando a internet

Hoje em dia, muitos segmentos do comércio de produtos e serviços estão em constante concorrência, exigindo que os empresários busquem maneiras inovadoras de atrair mais consumidores e fidelizar os que já são seus clientes.

Para dar algumas ideias que podem fazer a diferença no seu negócio, veja quais são as 5 formas de potencializar suas vendas usando a internet:

5 Formas de potencializar suas vendas com a internet 

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1 – Site como apoio de vendas 

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Mesmo que as suas vendas não sejam feitas pela internet, ter um site ainda é muito eficiente para uma empresa que deseja se destacar no seu segmento. Hoje em dia, ter uma página na web pode sair de graça, desde que se conheçam os recursos básicos para montar um site por conta própria.

Caso a sua ideia seja a de terceirizar esse serviço também é possível encontrar preços acessíveis, o que vai depender do tipo de site que deseja ter. Um modelo básico pode ser o suficiente, desde que informe o endereço da sua empresa física, tenha um mapa para ajudar na localização e informações objetivas que descrevam o seu negócio.

No entanto, é possível fazer um site com muito mais recursos, com vídeos, inscrição em newsletter, lista de produtos, recurso para que os interessados peçam um orçamento por meio do site, entre outros. Há empresas que possuem apenas páginas nas redes sociais, o que pode ser suficiente em alguns casos, mas com um site existem muito mais possibilidades.

Além disso, um site atrativo vai deixar mais interessado o internauta que acessá-lo a conhecer o seu escritório ou loja física. Nesse sentido, algumas regras básicas não podem ser esquecidas, entre elas, ter uma página web com a cara da sua empresa e, por isso, a logomarca virtual deve ser idêntica.

Também são mais atraentes os sites que possuem um estilo clean, ou seja, não possuem muitas informações juntas, atrapalhando a visão, ou com cores muito gritantes. O ideal é deixar o site bem harmonioso e leve, além de ser fácil de navegar.

2 – E-mail marketing

Embora, hoje em dia muitas pessoas tenham suprimido o uso do e-mail, substituindo-o pelas redes sociais, todo mundo possui um e-mail válido e, por isso, utilizá-lo a seu favor é uma estratégia de marketing muito antiga e ainda promissora. Conforme a faixa etária dos seus clientes e do público que deseja atingir, inclusive se tiverem mais de 30 anos, usar o e-mail é sim ainda muito útil.

Essa tática pode ser usada em conjunto com o seu site. Nesse sentido, a dica é ter um newsletter, ou seja, um e-mail informativo com as novidades do seu negócio, que seja enviado com determinada periocidade para os seus clientes. No site é possível ter um local onde os interessados em receber esse material cadastram o seu e-mail.

Para estimulá-los a fazer isso, é importante ter uma pequena descrição avisando que ao se cadastrarem vão receber novidades e promoções diretamente pelo seu e-mail. Além disso, quando o cliente compra na loja física e precisa preencher um formulário com os seus dados, é possível incluir o campo solicitando o e-mail.

Essa é uma forma de cadastrar mais consumidores e clientes para receber o newsletter. No entanto, esse material informativo não deve ser enviado com frequência, enchendo a caixa de correio dos internautas.

A periodicidade vai depender do volume de novidades e promoções que a empresa tem a disponibilizar. Recomenda-se que não seja enviado mais do que um por semana. Por outro lado, não é indicado ficar sem enviar nada por mais de 15 dias ou um mês. Senão, corre-se o risco de perder clientes.

O contato por e-mail mesmo que esporádico é um modo de fidelizar clientes. Com isso, aumentam também as chances de fazer com eles indiquem a sua empresa para outros consumidores. A propaganda boca a boca é ainda um grande aliado, sendo que pesquisas mostram que a maioria dos consumidores confia principalmente na opinião dos amigos e conhecidos na hora de escolher entre marcas diferentes.

3 – Vídeos de demonstração de produto

Atualmente, uma ferramenta bastante usada em uma série de momentos com diferentes objetivos na internet é o vídeo. Empresas que desejam potencializar suas vendas usando a internet podem criar vídeos demonstrativos a respeito de seus produtos. Pesquisas realizadas apontam que os vídeos são os preferidos dos consumidores ao usarem a internet.

Ou seja, melhor do que ter uma imagem do produto e uma descrição sobre o mesmo é produzir um vídeo que mostre o produto sendo usado. Um bom exemplo são os vídeos que acompanham a descrição de alguns itens em lojas de eletrodomésticos. Neles, o personagem do vídeo utiliza o produto, enquanto uma voz narra o que ele faz, mostrando todas as possibilidades do mesmo.

É possível ainda criar outros formatos, como a própria pessoa do vídeo, que aparece fazendo a demonstração, fale a respeito do funcionamento. Outra dica é produzir animações para os internautas visualizem os benefícios do produto ou serviço que você deseja vender. É possível contratar uma empresa para produzir o material ou mesmo fazer por conta se tiver acesso a uma filmadora de boa qualidade.

O vídeo demonstrativo pode ser postado no site e nas redes sociais e mesmo ser enviado junto a newsletter quinzenal, nesse caso, é preciso adicionar um link ao e-mail informativo para que o internauta acesse o vídeo.

Quem possui uma empresa para a qual é possível criar vários vídeos diferentes, com demonstração dos produtos, pode até mesmo criar um canal no Youtube, uma forma ainda mais eficiente de reunir todo o material e divulgá-lo aos clientes atuais e em prospecção.

4 – Ranqueando site com Google Adwords

Na internet é assim: quem não é visto não é lembrado e quanto mais a sua marca for vista mais chances tem de potencializar suas vendas usando a internet. Uma ferramenta muito eficiente com esse objetivo é o Google Adwords, que vai ajudar o seu site a ficar entre as primeiras posições das pesquisas feitas pelos internautas.

Quando os usuários da web digitam palavras chaves nos seus buscadores, aparecem os sites mais acessados e melhor ranqueados, sendo que existe uma série de formas de conseguir obter boas posições, sem gastar nada. Porém, mais eficiente ainda é anunciar nos links patrocinados do Google.

Com um valor que não precisa ser muito alto, você escolhe palavras chaves associadas a sua empresa e sempre que essas mesmas palavras chaves forem digitadas pelos internautas é o seu site que vai aparecer nos primeiros lugares da pesquisa.

O valor do anúncio, na realidade, refere-se a um crédito, que é gasto à medida que os internautas clicam no seu link e, consequentemente, entram no seu site – o que é o seu objetivo, pois assim serão estimulados a comprar os seus produtos, ok? (lembre-se da primeira entre as formas de potencializar suas vendas usando a internet).

5 – Aposte nas redes sociais

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Mesmo que as formas tradicionais de apostar na internet sejam eficientes para o seu negócio é importante também acompanhar as inovações do mundo online. Nesse caso, as redes sociais são as ferramentas mais atuais de marketing virtual, já que praticamente todo mundo as acessa, seja em maior ou menos frequência.

Claro que empresas que possuem como público alvo adolescentes deve ter essa forma de potencializar suas vendas usando a internet como a primeira entre as suas prioridades. Nesse caso, é preciso ainda estar sempre bem informado sobre para quais redes sociais os jovens estão migrando, pois com alguma frequência surge um novo site de relacionamentos que pode desbancar os outros.

Atualmente, o Facebook continua bem posicionado, sendo que é uma das redes sociais mais propícias para divulgar a sua empresa devido aos recursos que possui. Um que se destaca é a fanpage, sendo que ela pode ser o carro chefe do marketing virtual do seu negócio. Ao criar uma página na rede social, entretanto, é importante mantê-la atualizada, com alguma regularidade que pode e deve ser mais frequente do que o newsletter, por exemplo.

A dica é que você faça um post novo por dia, ao menos, e que compartilhe apenas o que for relevante. As postagens e compartilhamentos devem estar associados com o seu produto ou serviço, sendo que o conteúdo pode fazer um link para o site da sua empresa. Quando você aposta em site e redes sociais, aliás, todos esses recursos devem caminhar juntos.

Isto é, no Facebook é importante ter o endereço físico da sua empresa, mas também o do site e no site ter os links para as redes sociais. Conforme o segmento no qual você atue pode ser interessante também divulgar a sua marca no Twitter. Em relação às demais redes sociais, é necessário avaliar qual o uso que pode ser feito de cada uma e se é realmente vantajoso investir tempo nela.

Ou seja, não é preciso aderir a todas as redes sociais, apenas aqueles que sejam promissoras. Lembre-se ainda que é preciso destinar um profissional capacitado para mantê-las atualizadas. Nas postagens das redes sociais em que se pode fazer uso de imagens, a dica é dar destaque a elas com uma frase curta, ainda mais se o seu público é jovem.

Então, se você quer estar na internet, a melhor forma de fazer seu produto se tornar conhecido é através das dicas acima. Aproveite e veja seus lucros aumentarem!

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